#02 - arquiternura

A cada semestre o tempo de tranquilidade na faculdade vai ficando mais curto. Mas se eu disser que a vida corrida me deixa triste é mentira. Viver arquitetando é uma das maiores felicidades que tenho hoje!

O projeto Arquiternura teve um mês de pausa pra todas componentes poderem descansar um pouco, rs. Mas estamos de volta e lá vai mais um trabalhinho da faculdade de Arquitetura e Urbanismo.

Bom, no Arquiternura desse mês segue um trabalho meu feito em grupo, para a disciplina de Conforto Ambiental e Eficiência Energética II.
O trabalho se baseou na analise de uma loja real, localizada em Vila Velha/ES. Pontuamos o conforto térmico, lumínico, acústico, ergonômico e baseados nisso, criamos uma proposta de melhoria. 
O grande desafiou foi a loja em si, com cerca de 12m², uma metragem muito pequena.

Planta baixa - Layout




Análise: Percebemos que havia problemas com a ergonomia do mobiliário em relação ao funcionário. Prateleiras altas, outras baixas demais e sem muito espaço para circulação na loja. Outro fator relevante, o caixa da loja não ter amplo angulo de visão para a entrada/saida, devido à araras em frente, trazendo insegurança. Uma problemática era também o provador, com portas que tomavam muito espaço interno.
A loja apesar de pequena, possui conforto térmico, lumínico e acústico, precisando de poucas intervenções relacionadas. Então nossas modificações aconteceram no Layout de planta baixa.

Planta baixa - Novo Layout

Proposta: A vitrine continuou do mesmo tamanho, ganhando uma proteção em ripinhas, que bloqueia a visão do exterior para o interior da loja, trazendo mais privacidade, mas não atrapalha na vigilância natural da loja. Relocamos o caixa, que ganhou um balcão mais compacto, com uma tampa em vidro para exposição de bijuterias e peças. As araras foram colocadas de um lado apenas, ganhando um pórtico de madeira entre elas para a exposição de bijuterias também. Para o provador, cortinas até o chão, proporcionando mais espaço interno, que ganhou até um puf.
O principal objetivo foi valorizar a loja, que apesar de pequena, possui ótima localidade e visibilidade para o comércio. O interior ganhou também papéis de parede, florido e listrado, que compõe alegria e feminilidade!

Imagens 3D - Renderizadas no Sketchup

Bom, esse foi mais um post atrasado e super corrido do Projeto Arquiternura! Espero que tenham gostado e tentarei estar mais presente pelo Blog. Beijinhos e até o próximo ;))

Visitem também os blogs das outras Arquiternuras:
Alice ♥ Alana ♥ Milena ♥ Pamela ♥ Thuany

5 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Textos com autoria de Carolina Rosseto. Se copiar, copia a autoria.
Layout base por Difluir e modificado por Isabella Ramos